Introdução:
Este artigo tem o objetivo, mostrar como desenvolver a inteligência emocional para melhorar as relações humanas na organização e falar das características necessárias para desenvolver as competências, que é tornar pessoas capazes de usar as emoções a seu favor, para tomar sábias decisões, manter-se motivados e otimistas e trabalhar harmonicamente em equipe.
Inteligência Emocional:
A Inteligência Emocional é a habilidades de como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
A Importância da Inteligência Emocional na Organização:
Aliada à competência técnica, o clima organizacional é fundamental para a produtividade de uma equipe e a inteligência emocional pode tornar o clima da organização bem desempenhada.
A inteligência emocional tem se constituído num instrumento psicológico importante, porque os cientistas sociais têm exatamente começado a descobrir a estreita relação existente entre ela e outros fenômenos psicológicos, tais como: a liderança, o desempenho grupal, o desempenho individual, as relações inter-pessoais e sociais, a manipulação de mudanças de atitudes e as avaliações de desempenho pessoal, profissional e institucional. Inteligência emocional é, portanto, uma habilidade (simples ou composta) que ajuda as pessoas a se harmonizarem e que se tornará num futuro próximo extremamente valorizada no contexto da psicologia social das organizações do trabalho.
Características necessárias para desenvolver as habilidades:
Existe um conjunto de comportamentos profissionais que devem ser desenvolvidos, para que um profissional possa obter melhor desempenho no seu trabalho, e com isto alcançar maior sucesso e reconhecimento profissional.
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
O Auto-Conhecimento Emocional, Controle Emocional e Auto-Motivação referem-se a Inteligência Intra-Pessoal.
Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
O Reconhecimento de emoções em outras pessoas e Habilidade em relacionamentos refere-se à Inteligência Inter-Pessoal.
Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.
Um profissional para ser bem sucedido precisa desenvolver, além da competência em sua área de especialização, também sua Inteligência emocional e inteligência social.
As principais características da inteligência profissional são:
• Desenvolver competência técnica em setores essenciais de suas funções profissionais;
• Desenvolver sua inteligência social para conquistar o apoio de colaboradores no desempenho de suas funções;
• Desenvolver sua inteligência emocional para otimizar seu próprio desempenho profissional.
Sendo assim, pessoas com inteligência profissional apresentam as seguintes características:
• Estabilizadas emocionalmente
• Motivadas
• Boa comunicação inter-pessoal
• Bom relacionamento inter-pessoal
• Dispensam atenção e interesse aos colegas de trabalho
• Esforçam-se por trabalhar em equipe
• Espírito de iniciativa e liderança
• Conseguem perceber as reações não verbais de colegas de trabalho
• Têm objetivos pessoais e profissionais definidos
• Têm um plano de gestão de carreira
• Têm um plano de marketing pessoal
• Orientam sua carreira profissional com se fossem uma empresa
• Orientadas para o sucesso, mas saber conviver com a possibilidade de eventuais fracassos.
Conclusão:
O conhecimento especializado é uma competência básica e necessária para se conseguir um emprego, como também para executar o trabalho. No entanto, a maneira como o trabalho é feito juntamente com as demais competências que o colaborador aporta ao seu conhecimento especializado é o que determina o desempenho.
Sendo assim, fica claro que as aptidões necessárias para se ter êxito começam pela força intelectual, mais as pessoas também precisam de competências emocionais para concretizar todo o potencial de seu talento.
Autora: Adijaiane Grecco
Referências bibliográficas:
GOLEMAN, Daniel PhD. Trabalhando com a Inteligência Emocional, Editora objetiva ltda, Rio de Janeiro, 1998.
LIMA. Ari, http://www.administradores.com.br/artigos acessado em 20 de Setembro de 2008.
MOUTINHO,Nilson. http://www.din.uem.br/ia/emocional/ acessado em 20 de Setembro de 2008.
VEJA. Inteligência emocional. Revista Veja, Edição 1478, 15/01/97. Editora Abril. São Paulo.
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