domingo, 22 de novembro de 2009

Inteligência Emocional No Ambiente Organizacional

Introdução:


Este artigo tem o objetivo, mostrar como desenvolver a inteligência emocional para melhorar as relações humanas na organização e falar das características necessárias para desenvolver as competências, que é tornar pessoas capazes de usar as emoções a seu favor, para tomar sábias decisões, manter-se motivados e otimistas e trabalhar harmonicamente em equipe.

Inteligência Emocional:

A Inteligência Emocional é a habilidades de como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

A Importância da Inteligência Emocional na Organização:

Aliada à competência técnica, o clima organizacional é fundamental para a produtividade de uma equipe e a inteligência emocional pode tornar o clima da organização bem desempenhada.

A inteligência emocional tem se constituído num instrumento psicológico importante, porque os cientistas sociais têm exatamente começado a descobrir a estreita relação existente entre ela e outros fenômenos psicológicos, tais como: a liderança, o desempenho grupal, o desempenho individual, as relações inter-pessoais e sociais, a manipulação de mudanças de atitudes e as avaliações de desempenho pessoal, profissional e institucional. Inteligência emocional é, portanto, uma habilidade (simples ou composta) que ajuda as pessoas a se harmonizarem e que se tornará num futuro próximo extremamente valorizada no contexto da psicologia social das organizações do trabalho.

Características necessárias para desenvolver as habilidades:

Existe um conjunto de comportamentos profissionais que devem ser desenvolvidos, para que um profissional possa obter melhor desempenho no seu trabalho, e com isto alcançar maior sucesso e reconhecimento profissional.

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.

2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.

3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.

4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.

5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

O Auto-Conhecimento Emocional, Controle Emocional e Auto-Motivação referem-se a Inteligência Intra-Pessoal.

Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.

Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.

Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.

Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

O Reconhecimento de emoções em outras pessoas e Habilidade em relacionamentos refere-se à Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Um profissional para ser bem sucedido precisa desenvolver, além da competência em sua área de especialização, também sua Inteligência emocional e inteligência social.

As principais características da inteligência profissional são:

• Desenvolver competência técnica em setores essenciais de suas funções profissionais;

• Desenvolver sua inteligência social para conquistar o apoio de colaboradores no desempenho de suas funções;

• Desenvolver sua inteligência emocional para otimizar seu próprio desempenho profissional.

Sendo assim, pessoas com inteligência profissional apresentam as seguintes características:

• Estabilizadas emocionalmente

• Motivadas

• Boa comunicação inter-pessoal

• Bom relacionamento inter-pessoal

• Dispensam atenção e interesse aos colegas de trabalho

• Esforçam-se por trabalhar em equipe

• Espírito de iniciativa e liderança

• Conseguem perceber as reações não verbais de colegas de trabalho

• Têm objetivos pessoais e profissionais definidos

• Têm um plano de gestão de carreira

• Têm um plano de marketing pessoal

• Orientam sua carreira profissional com se fossem uma empresa

• Orientadas para o sucesso, mas saber conviver com a possibilidade de eventuais fracassos.

Conclusão:

O conhecimento especializado é uma competência básica e necessária para se conseguir um emprego, como também para executar o trabalho. No entanto, a maneira como o trabalho é feito juntamente com as demais competências que o colaborador aporta ao seu conhecimento especializado é o que determina o desempenho.

Sendo assim, fica claro que as aptidões necessárias para se ter êxito começam pela força intelectual, mais as pessoas também precisam de competências emocionais para concretizar todo o potencial de seu talento.


Autora: Adijaiane Grecco

Referências bibliográficas:

GOLEMAN, Daniel PhD. Trabalhando com a Inteligência Emocional, Editora objetiva ltda, Rio de Janeiro, 1998.

LIMA. Ari, http://www.administradores.com.br/artigos acessado em 20 de Setembro de 2008.

MOUTINHO,Nilson. http://www.din.uem.br/ia/emocional/ acessado em 20 de Setembro de 2008.

VEJA. Inteligência emocional. Revista Veja, Edição 1478, 15/01/97. Editora Abril. São Paulo.

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