terça-feira, 20 de dezembro de 2011

As 10 falhas mais comuns da liderança




Uma liderança fraca em época de “vacas gordas” pode permanecer despercebida, mas uma liderança fraca em momentos difíceis é ingrediente de uma receita para o desastre. Para descobrir porque os líderes falham, Jack Zenger e Joseph Folkman, autores dos livros “The Extraordinary Leader” e “The Handbook for Leaders”, examinaram os resultados de dois estudos: No primeiro estudo, eles coletaram os dados das avaliações de 360 graus de mais de 450 executivos da revista Fortune 500 e distinguiram as características comuns dos 31 que foram demitidos durante os próximos três anos. No segundo estudo, eles analisaram os dados das avaliações de 360 graus de mais de 11.000 líderes e identificaram os 10% que foram considerados menos eficazes. Jack Zenger e Joseph Folkman compararam os líderes ineficazes com os líderes demitidos para levantar as 10 falhas mais comuns da liderança. Todo mau líder tinha pelo menos uma, e a maioria tinha diversas falhas.

Falta de energia e entusiasmo. Eles vêem novas iniciativas como uma sobrecarga, são raramente voluntários, e temem ser subjugados. Tais líderes foram descritos como tendo a habilidade de “sugar toda a energia de uma sala”.

Aceita o seu próprio desempenho medíocre. Exageram ao relatar a dificuldade de alcançar os objetivos, de forma que se sintam bem quando conseguem atingi-los. Eles vivem segundo o mantra “Debaixo das promessas e acima dos resultados”.

Falta de visão clara e direção. Eles acreditam que o seu trabalho é somente executar. Como um peregrino que anda próximo ao trilho, eles vão muito bem até encontrar uma bifurcação.

Possuem um julgamento pobre. Eles tomam decisões que colegas e subordinados consideram não estar de acordo com os melhores interesses da organização.

Eles não colaboram. Evitam os pares, atuam de forma independente, e vêem os outros líderes como concorrentes. Como conseqüência, eles são colocados à deriva pelas mesmas pessoas que os aconselham e apóiam.

Não cumprem o que foi combinado. Eles determinam padrões de comportamento ou expectativas de desempenho e depois os violam. São percebidos pela falta de integridade.

Resistem às novas idéias. Eles rejeitam sugestões dos subordinados e dos pares. As boas idéias não são implementadas, e a organização vacila.

Não aprendem com os erros. Eles podem errar menos que os seus pares, mas falham em usar as derrotas como oportunidades para a melhoria, escondendo os seus erros ao invés de refletir sobre eles.

Faltam habilidades interpessoais. Eles pecam tanto na comissão (são agressivos e ameaçadores) quanto na omissão (são ariscos, indisponíveis, e relutantes para elogiar).

Falham no desenvolvimento de outros. Eles focalizam apenas neles mesmos, excluindo o desenvolvimento de subordinados, causando desmotivação e falta de engajamento de indivíduos e de equipes.

Fonte: Advance Consultoria

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