domingo, 4 de abril de 2010

Resumo Filme: Homens de Honra




Com base no filme Homens de Honra será realizado o estudo qual envolve desde o perfil ao planejamento profissional, ética, treinamento, desenvolvimento e avaliação do desempenho. O mesmo nos retrata a questão como a discriminação, determinação, disciplina em busca de um ideal, além de ser visível a questão motivacional, a busca pelo sonho, pode significar o abandono de um padrão familiar e limitador, de valores em que não se crê mais.
            O correr riscos, provoca uma mudança seja devido aos desafios que mobilizam e motivam as pessoas ou as ameaças que dominam, paralisam ou desmoralizam as mesmas. Por outro lado, o crescimento é opcional, pode optar por crescer ou lutar contra ele.
           Verifica-se que quando estabelecido metas, ou seja, tiver foco no que deseja realizar o mesmo obterá êxito na realização do que almeja. Pois conduzirá a realização de forma clara e objetiva. O que não significa que não ocorrerão imprevistos, obstáculos ou até mesmo empecilhos impostos por terceiros.
             Foi constatado um ambiente hostil e discriminatório, além de um gestor imediato cheio de conflitos, autoritário o qual não possui empatia independente de quem está ao seu redor. No entanto isso não são obstáculo para um profissional o qual tem em mete um projeto de carreira profissional na organização, portador de qualidades pessoais, como iniciativa e empatia, capacidade de adaptação e de persuasão além de ousadia e atitude. Em busca do almejado tem disciplina e agarrar as oportunidades, ultrapassa o que lhe é exigido desempenhando cada vez melhor o imposto. O qual é obtido por meio de esforços empreendedores e inusitados forçando as regras quando necessário a seu favor.
           Utilizando-se do treinamento proposto para se qualificar e ser o melhor no proposto, adaptando-se as rápidas transformações a intervir em comportamentos e atitudes inadequados no ambiente de trabalho. Detentor de habilidade, comportamento e adquirindo o máximo de conhecimento desempenha cada vez melhor o seu papel delimitando o seu espaço e reconhecimento já no desenvolvimento do treinamento.
           Segundo Washington Olivetto, fundador e presidente da W/Brasil. "Todo mundo nasce para fazer alguma coisa, mas são poucos os que têm a sorte de descobrir qual é essa coisa. Por isso, são poucos os bem-sucedidos nas suas carreiras".
          Sendo assim diante da discriminação, persiste na busca das metas a despeito de obstáculos e reveses, utilizando-os como ferramenta a esperança do êxito e não do medo de fracassar, apesar do assédio sofrido por todos ao seu redor. O qual é visto a todo instante no comportamento que atenta contra a dignidade do profissional. Com tudo o mesmo tem equilíbrio emocional, ou seja, utiliza sua inteligência emocional.
         A qual é visível ao motivar-se e persistir mediante frustrações, controlando seus impulsos, canalizando suas emoções para situações apropriadas. Pois tem a convicção do que deseja alcançar na organização e qual é o seu papel na mesma, isso se chama planejamento profissional, é o vislumbrar o que vai alcançar e até que patamar deseja está.
         No decorrer de todo o processo, a visibilidade é conquistada menos com exposição inconveniente e mais com os resultados de um trabalho bem feito. Assim o profissional conquistou seu espaço fazendo com que reconhecessem suas habilidades, conhecimentos e atitudes que lhe favorecem no desenvolvimento do seu talento. 
         Diante de sua postura ética mesmo nos momentos mais inoportunos, apesar de está em um ambiente desconhecedor de ética profissional, a mesma sempre esteve presente de forma integra na sua vida. Sendo visto no conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar que o mesmo teve, influenciou em outras pessoas como o qual foi seu gestor imediato. Isso devido a suas características básicas de como ser um profissional ético que é ser bom, justo e adequado, sendo honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir as decisões, ser íntegro, ser humilde.
        No entanto, com o tempo, os dois homens constroem uma relação baseada no respeito fazendo lutar lado a lado pela sua honra e pelas suas vidas. Superando todos os obstáculos impostos, sendo catalisador de mudanças o qual reconhece e supera as barreiras que aparecem, contesta o status que, defendendo, modelando e recrutando o que espera de outras pessoas.
       Dominando o gerenciamento de conflitos, ao lidar com tato e diplomacia com pessoas difíceis e situações tensas, identificando o conflito em potencial, trazendo a tona os desacordos fazendo com que desative tal situação de forma orquestrada a seu favor. Diante disso é visto que o estabelecimento de vínculos, ou seja, cuidar de relacionamentos instrumentais, colaboração e cooperação alem de criar sinergia ao trabalhar na direção de metas coletivas é importante no desenvolvimento profissional dentro de uma organização o que reflete na vida pessoal.
       Pois características e itens como percepção emocional e política, auto-avaliação, autoconfiança, autocontrole, confiabilidade e conscienciosidade, inovação, adaptabilidade, influência, alavancamento da diversidade, comunicação, liderança, capacidade de equipe é o que vai refletir no melhor profissional. Sendo percebido na avaliação de desempenho o qual envolve a motivação, desenvolvimento profissional, comunicação, metas e resultados, sigilo e demais pontos já citados no texto.
     De forma a concluir transcrevendo um pensamento muito interessante a qualquer profissional. “O estudo da ética profissional, não pode falhar em revigorar e ampliar a sua compreensão, persistir na observância dos deveres, abrandar as suas maneiras, ampliar os seus afetos e formá-lo com tal propriedade e dignidade de conduta, que são essenciais ao caráter de um cavalheiro.” (Thomas Percival – 1803)  
                                                                                                                                   Adijaiane Grecco

13 comentários: